segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra


Veja os detalhes da Copa do Mundo de futebol de 1966. O mundial de futebol de 1966 foi realizado na Inglaterra.
A Copa da Inglaterra foi marcada pelos erros de arbitragem que favoreceram o título para os anfitriões. O destaque positivo foi o moçambicano naturalizado português, Eusébio. O "Pantera Negra" foi o artilheiro e levou Portugal ao terceiro lugar, enquanto o Brasil não passou da primeira fase.

Não é de hoje que a arbitragem favorece os interesses das grandes seleções. Os inventores do futebol devem a arbitragem o seu único título. Em 1966, jogando para a sua torcida, os ingleses foram beneficiados nas quartas-de-final na expulsão incorreta do argentino Rattin e com um gol ilegal na final contra os alemães. A vitória inglesa teve um sabor a mais, pois 25 anos antes, os alemães bombardeavam a ilha com as bombas V-1 e V-2.

Em 1966 o despreparo da seleção brasileira foi o grande responsável pela eliminação precoce. A inédita eliminação da equipe campeã logo na primeira fase foi inevitável. Este 'feito' só foi repetido em 2002 pelos franceses.

Na copa que Pelé foi caçado em campo pelos adversários, a torcida também incentivou a violência. Surpreendentemente eliminados pelos norte-coreanos em 66, a equipe italiana foi recebida com uma chuva de tomates no aeroporto. A Coreia do Sul, pelas oitavas-de-final de 2002, relembrou os italianos da zebra de 66 e também os eliminou num jogo de arbitragem duvidosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário